Lições e questionamentos sobre 5776


Esse texto é uma forma de compartilhar um pouco das lições e questionamentos deste ano que foi especialmente difícil, espero que seja útil para quem ler. Isso não tem relação com conselhos ou mesmo julgamentos sobre outra pessoa que não seja eu mesma. Também não são lições de moral ou qualquer outra coisa parecida pois muitas das perguntas seguem ressoando e não sei quando encontrarei as respostas, apenas sigo buscando-as e quanto mais estudo, mais vejo o quanto ando perdida e o quanto tenho por fazer. Apenas sei que desistir não vale pois não faz parte das minhas opções....  :D
Aqui estão algumas das minhas lições e questionamentos sobre 5776:
1- Cuidado com aquilo que deseja, você certamente receberá, ainda mais se você fizer isso em um Rosh Hashaná, mesmo quando não se sentir preparada para receber o que desejou e lhe faltar confiança para receber e manter.
2- Aprender a receber é tão importante quanto aprender a compartilhar. Quem recebe está compartilhando também pois dá a oportunidade ao outro de doar-se.
3 - Onde há medo não há espaço para o amor, nem para o desejo. Medo paralisa.
4 - Para amar o outro preciso amar a mim mesma primeiro, só se compartilha daquilo que se tem ao menos um pouco.
5 - Você somente recebe aquilo que compartilha. Compartilhe insanamente, mesmo que você não entenda e nem saiba direto como fazer isso.
6 - Quem não compreende e aprende pelo amor, aprenderá pela dor. Pare e tente compreender a mensagem em cada instante do seu dia, o caminho se tornará mais tranquilo com o tempo através desta consciência e você sai do agir reativo.
7 - Restrição tem relação com fazer resistência para que algo muito bom se torne duradouro na sua vida, não significa que você está abrindo mão, desprezando ou desistindo e nem precisa causar sofrimento a ninguém, especialmente a si mesmo. Tem relação com receber no momento certo para manter o desejo por aquilo.
8 - A pressa é inimiga da perfeição. Antes de agir peça ajuda da luz e peça uma mensagem. A resposta virá. A ansiedade de compartilhar não permite que o outro tenha um recipiente e ele pedirá pelo que você deseja compartilhar, quando estiver pronto e para saber o momento certo é preciso um pouco de sensibilidade.
9 - Receber de forma reativa não permite que você aprecie o que está recebendo.
10 - Recipiente é algo que você constrói de forma dinâmica e contínua caso contrário o fluxo de energia cessará. Um lago não terá a capacidade de armazenar o fluxo constante de um rio.
11 - Ser sensível não significa necessariamente adoçar uma verdade dura antes de entregar ela, mas tem relação com compaixão e sentir a dor do outro.
12 - Ser espiritual não ter relação com ser bonzinho, mas com ir contra a própria natureza reativa. O que você faz em estado robótico?
13 - O que se passa na sua cabeça em cada pequena ação do dia-a-dia?
14 - Comunicação é uma ferramenta essencial para fazer suas correções e por isso mesmo gera tantas dificuldades, mesmo em tempos de tantas opções para comunicar-se....
15 - A sua correção é exatamente aquilo que vai provar o outro e vice-versa: se você não consegue se comunicar o outro está programado a não te compreender e vocês podem falar a mesma língua e ainda assim achar que um está falando japonês e o outro russo, o desafio está em fazer diferente do óbvio e do natural para cada um e isso envolve muito esforço, vale perguntar coisas que parecem óbvias e que parecem haver sido entendidas pois podem surgir explicações que não estavam na sua imaginação. Pressupomos demais, dialogamos de menos. Nos expomos demais, ouvimos de menos. Você sabe ouvir de verdade? Você consegue admitir que o filtro no seu ouvido pode ter feito você entender aquilo que você está programado para entender e não aquilo que o outro está tentando te dizer? O que te custa dizer “ não sei se te entendi, você poderia me explicar melhor? ”
16 - O quanto da sua percepção está na mão do oponente?
17 - Colocar-se na pele do outro é realmente desafiador. Sair do meu mundo interior e olhar as pessoas como elas realmente são é mais ainda.
18 - Conforto é um “diabinho simpático” que quer te deixar numa boa, te mostrando sempre o caminho mais fácil para conseguir aquilo que você deseja. Se disfarça em tudo a cada instante. Se você está acomodado e reativo em uma área de sua vida quem te garante que não está em todas as áreas em algum grau?
19 - Quem pedala ao infinito e além tem fome ao infinito e além. E eventualmente estraga os joelhos se não souber se controlar e precisa usar bons equipamentos.
20 - Evitar a dor dá mais trabalho e é mais doloroso que permitir-se sofrer. O medo da dor é sempre maior que a dor que você está tentando evitar.
21 - Auto sabotagem consiste em desejar algo muito e secretamente evitar de ter isso apenas para ter mais uma oportunidade de explodir com sua autoconfiança e sua autoestima, é a forma que o oponente tem de perpetuar aquela sua crença de que você não iria conseguir de qualquer jeito.
22 - É sempre mais fácil fazer parar de doer e se afastar quando se deveria fazer exatamente o oposto para curar aquilo que dói.
23 - Ser proativo é enfrentar aquilo que não se quer enfrentar. É dar a outra face para poder olhar nos olhos de quem te bateu e tentar descobrir o motivo real. Tem certeza que o tapa foi em você? Quantas vezes bateram em ti e não era você que estava recebendo o tapa, mas outra coisa que persegue seu algoz?
24 - Compaixão, compreensão e diálogo resolvem qualquer situação na vida. Onde falta compaixão não há base para compreensão e o diálogo será vazio ou um monólogo. Onde falta diálogo não há compreensão real e a compaixão se confundirá facilmente com pena.
25- Ser vítima da vida é altamente egocêntrico. Esperar que o outro reaja da maneira que você deseja é ser manipulador e não permitir que o outro seja quem ele é.
26 – Amar de forma incondicional é aceitar o outro como ele é e ver o potencial incrível de transformação que ele possui. É respeitar o tempo do outro, mesmo quando ele te deixa muito reativo.
27 – Ser maduro significa aceitar seus erros com a mesma compaixão que você tem por aqueles que você ama e perceber que por maiores que seus planos possam lhe parecer há um plano maior que torna seus planos anteriores medíocres considerando seu potencial máximo. Você está dando seu máximo hoje?
                 E que venham os desafios de 5777 pois já não sou mais a mesma.  Shaná tová umetuka!
SHARE

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Enviar um comentário