Erro de comunicação.




O que nos diferencia dos outros animais? Conforme os ensinamentos dos antigos cabalistas e do Zohar o maior diferencial é o poder falar.
Poder comunicar-se foi de fato essencial para construirmos o desenvolvimento que fizemos enquanto sociedade de animais inteligentes. E é essencial para que possamos cultivar os laços afetivos que nos unem uns aos outros.
Enquanto animais racionais tivemos a capacidade incrível de desenvolver linguagem em altíssimos graus de complexidade. Conseguimos transformar fonemas em sinais gráficos dos mais diversos com o intuito de registrar de forma mais rica e acurada nossas histórias. Tal é o grau de riqueza que algumas línguas sequer deveriam sofrer a violência de uma tentativa de tradução visto a poética própria que elas possuem em seu estado natural e essência.
O hebraico por exemplo é absolutamente fascinante. Cada palavra possui um grau de profundidade na língua que apesar de ser apenas cada palavra ser apenas uma palavra ela carrega em si tanto significado que qualquer tradução por mais cuidadosa que seja é rude e injusta com sua essência.
Mas nem precisaria ir tão longe para falar de linguagem. Basta querer falar em comunicação que é o intuito principal da fala, da linguagem e da escrita.
Pensamos frequentemente que equívocos de comunicação ocorrem entre pessoas que falam línguas diferentes. Que nascer no mesmo país e aprender a mesma língua oficial eliminaria equívocos.
Ledo engano! Fato é que a comunicação é mais complexa que uma simples junção de algumas palavras em sentenças. O ser humano é complexo por si, em constituição e percepção.
A percepção de cada pessoa é tão única quanto sua forma de se comunicar. Interessante é ver como a mesma frase pode gerar interpretações diferentes. Não apenas pela forma como ela pode ser entonada, pela linguagem corporal, itens que constituem parte importante da comunicação, mas não a tornam viável e fluída sem a compreensão. 
Somos tão simplórios em nossas necessidades básicas que podemos nos equiparar à maioria dos animais que tem por habito viver em grupo, mas perdendo para alguns deles quando se trata de defender a própria espécie para sobreviver, perdemos em união e comunhão de objetivos.
Em nossas mentes, somos únicos. A compreensão do mundo que nos rodeia é individual.  E essa compreensão é resultado de nossas vivências ao longo dos anos de nossas vidas, das combinações de energias que viemos corrigir, das pessoas que nos criaram, nos cuidaram e nos acompanharam, de nossos amigos, do ambiente em que vivemos. Somos um verdadeiro quebra-cabeças de experiências e a cada instante algo é acrescentado ou retirado, dependendo também de nosso empenho em querer transformar e não permanecer estagnado.
O mais fascinante é que estamos programados para compreender de um ponto de vista determinado naturalmente pelo que nos é conhecido e confortável. Sair do conforto de apenas escutar ou ler para de fato ouvir e compreender de um lugar de fora de nós mesmos é o grande desafio.
Compreensão verdadeira consiste em tentar usar os olhos e os ouvidos daquele que nos fala entrando em sua mente, sua vivência e sua vida. É forçar-se a um novo ponto de vista, dar um passo ao lado e posicionar-se em um outro ângulo sobre o mesmo objeto de discussão. É fazer um exercício de humildade em dizer ao interlocutor, perdoe-me pelas minhas limitações, mas talvez eu não tenha apreendido aquilo que você deseja me falar, poderia me certificar daquilo que você está me comunicando? É abrir mão de seus preconceitos e rótulos, desarmar-se de qualquer julgamento anterior para poder se abrir para aquela mensagem que está ali para você e com isso exercitar a paciência em escutar. É doar seu tempo em estar ali presente. É olhar nos olhos da outra pessoa e dar-lhe a certeza de que você está realmente lá para escutá-la.

Comunicar-se é ir além de si, abrir-se, doar-se, transbordar-se em um ciclo virtuoso e harmônico que gera um fluxo de energia que gera uma comunhão de alma com alma pois compreensão verdadeira vibra além das palavras e expressa universos inteiros através de um simples olhar.  


Créditos da imagem: a cabine do Dr. Who - por que cada pessoa é um universo e cada contato é uma viagem a um lugar único de cada alma.
Créditos do video: Ok go - The writings on the wall - esse clipe é genial na tradução da percepção individual que todos temos. 
SHARE

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Enviar um comentário