Perdão


Perdoar

Me perguntei muitas vezes o real significado de perdão.
Na verdade levei um bom tempo para dar-me conta do que e quem eu precisava perdoar.
Mas para perdoar preciso compreender o que isso significa. Esse foi o processo que mais me tomou tempo.
Para usar uma definição popular no português busquei esta na Wikipédia que para mim é bastante clara:

"O perdão é um processo mental ou espiritual de cessar o sentimento de ressentimento ou raiva contra outra pessoa ou contra si mesmo, decorrente de uma ofensa percebida, diferenças, erros ou fracassos, ou cessar a exigência de castigo ou restituição."
Cessar o sentimento de raiva ou ressentimento? Como posso fazer isso e deixar de valorizar meus sentimentos? E me perguntando isso eis que encontrei a chave do meu problema de perdoar.
Sim, perdoar é sair de si mesmo. Tirar os olhos daquilo que ainda sangra ou virou cicatriz.
Perdoar e dar um passo para trás. É deixar de olhar a(s) cena(s) em que você teve a confiança traída, em que a outra pessoa fez algo sem pensar, na verdade isso tudo é o que menos importa, pois perdoar é dar outro passo ainda mais atrás e ver o "ofensor" como um todo.

Para perdoar é preciso lembrar que a vida de verdade não é de mocinhos e bandidos, nem preta e branca, mas de momentos em que prevaleceu o negativo sobre o positivo na sua ótica, e em que o cinza ficou mais escuro ou mais claro.
Perdoar é lembrar que o outro também é humano. Que assim como você  ele tem medos, inseguranças, dificuldades, vergonha de si mesmo, que não quer expor algo por considerar uma fraqueza, que quer ganhar a vida para a família, que quer ser motivo de orgulho... isso na realidade também pouco importa, é apenas mais uma desculpa que todos nós usamos para nos permitirmos coisas que noutras circunstâncias poderiam parecer pouco toleráveis quando encarnamos o papel que está do outro lado.
Perdoar não significa que você permitirá que aquele defeito que a pessoa tem e que te prejudicou pode voltar a ser usado contra ti, mas fecha uma porta para uma pessoa que tem as "qualidades" com as quais você não deseja conviver, por uma simples questão de afinidade.
Certamente ele também é um ser humano,e mais certamente ainda ele não é feito apenas de defeitos. Provavelmente é uma pessoa como você que tem família, amigos, companheiro, filhos, colegas de trabalho, funcionários, enfim, pessoas que convivem com as qualidades dele. Talvez você já tenha se esquecido das qualidades dele mesmo tendo convivido e se privilegiado delas.
Perdoar é tirar a lição de cada situação e ir em frente, não por que você é superior a coisa alguma mas por que você é HUMANO.


SHARE

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Enviar um comentário